Condições gerais de venda
CONDIÇÕES GERAIS
1- Disposições Gerais
1.1- As vendas de materiais e serviços pela Politejo S.A. regem-se pelas condições especiais de cada fornecimento, pelas presentes condições gerais e pela lei aplicável.
1.2- A aceitação dos produtos Politejo S.A. implica a adesão, sem reserva, às Condições aqui descritas, sendo da inteira responsabilidade do cliente o seu conhecimento. Quaisquer condições que contrariem as presentes, serão rejeitadas ou objecto de negociação expressa.
2- Encomendas
2.1- Todos os pedidos de encomendas têm de ser formulados e apresentados à Politejo S.A. por escrito (fax, email, nota de encomenda ou orçamento). No caso de encomendas efectuadas por telefone (sem qualquer documento escrito) serão aceites, contudo, a Politejo S.A. não se responsabiliza por eventuais enganos que possam surgir por consequência de dificuldades de comunicação.
2.2- A formulação de encomenda à Politejo S.A. pressupõe a vinculação do cliente às presentes condições de venda, sem quaisquer reservas, considerando-se como não válidas quaisquer cláusulas em contrário, constantes nas encomendas.
3- Preços
3.1- A Tabela de Preços pode ser alterada sem aviso prévio (P.V.P.). Os preços estão sujeitos á Taxa de IVA em vigor na lei fiscal
4- Impostos
4.1- Os impostos e encargos inerentes á venda são da total responsabilidade do cliente.
5- Facturação
5.1- Vendas a Crédito
a) As mercadorias são propriedade da Politejo S.A. até à total liquidação das facturas e débitos resultantes dessas vendas.
b) Estas vendas consideram-se vencidas 30 dias após a sua data de emissão, salvo acordo escrito em contrário.
c) A Politejo S.A. reserva-se no direito de debitar juros à taxa máxima legal, relativos aos dias de atraso no pagamento.
e) Em caso de litigioso o foro competente é o da Comarca de Cartaxo.
6- Devoluções
6.1- Todas as reclamações relacionadas com a entrega das nossas mercadorias devem ser comunicadas nos 8 (oito) dias que se seguem à sua recepção. Passado esse prazo considera-se a mercadoria como aceite.
6.2- As reclamações serão analisadas caso a caso, reservando-se a Politejo S.A. o direito de não as assumir.
6.3- Só se aceitam devoluções com prévia concordância dos nossos serviços e nunca em prazos superiores a 8 (oito) dias da data da Guia de Remessa.
6.4- Os materiais devolvidos devem apresentar as embalagens intactas e não mostrar sinais de utilização.
6.5- Em qualquer dos casos é indispensável referenciar os nossos documentos de fornecimento.
6.6- O não cumprimento de qualquer uma destas cláusulas implica uma penalização do valor da Factura.
6.7- As mercadorias devolvidas serão sempre acompanhadas de nota de devolução, em duplicado, que deverá conter a razão pelo que devolvem e os elementos exigidos pelo artº. 35.º do C.I.V.A.
7- Condições de Pagamentos
7.1- Todos os pagamentos que ultrapassem a data de vencimento da factura estão sujeitos a juros à taxa geral em vigor.
8- Seguros
8.1- A partir de 1 de Agosto de 2012, todas as operações estão cobertas por seguro de crédito. A atribuição de plafonds de crédito e o cumprimento de prazos de pagamento obedecerão aos limites estipulados pela seguradora de crédito, com as implicações que daí advêm.
8.2- O não cumprimento das condições de crédito originará a suspensão imediata dos nossos fornecimentos a crédito.
8.3- É condição imperativa que as duas primeiras compras sejam facturadas e pagas a pronto sem qualquer restrição em relação ao seu valor.
9- Reserva de Propriedade
9.1- Os produtos vendidos são propriedade da Politejo S.A. até ao seu integral pagamento por parte do comprador, independentemente dos mesmos terem sido vendidos ou cedidos a terceiros.
10- Embalagens e Transportes
10.1- Quando o transporte não é feito por veículos da Politejo S.A., as mercadorias viajam por conta e risco do transportador.
10.2- A ordem de expedição das mercadorias reconhecidas e aceites, á saída, sem garantia de defeito, será considerada como uma aprovação formal e definitiva. Nenhuma contestação referente à escolha do transportador ou meio de transporte poderá ser colocada.
11- Prazos de Entrega
11.1- Todos os prazos indicados como prazos de entrega, estão sujeitos a confirmação. Politejo S.A. não se responsabiliza por atrasos na entrega de encomendas caso as mesmas se devam a demoras dos nossos fornecedores de Matéria-Prima ou a informações incorrectas dos clientes.
11.2- Os prazos de entrega são acordados caso a caso, respeitando as entregas por zonas, definidas previamente. Estes prazos correspondem à disponibilização da mercadoria nas instalações do cliente. Em casos particulares poderão ser acordados outros locais de entrega.
12- Incumprimento
12.1- A falta de cumprimento ou cumprimento defeituoso do estipulado neste contrato, nomeadamente o não pagamento das facturas nas respectivas datas de vencimento ou a devolução ou não pagamento pontual de letras e/ou cheques para liquidação da facturação, implica para o cliente:
a.) A perda a favor da Politejo S.A. de todas as importâncias já pagas;
b) A obrigatoriedade de restituir à Politejo S.A. os bens que detêm a título precário, servindo presente documento de título executivo para a acção executiva de entrega de coisa certa, sem prejuízo de, simultaneamente, reclamar o pagamento das quantias em dívida.
c) A obrigação de ressarcir a Politejo S.A. de todos os prejuízos por esta sofridos, decorrentes da devolução de cheques e/ou letras.
12.2- Na hipótese do comprador não efectuar o pagamento de alguma letra aceite e/ou cheque na respectiva data de vencimento, todos os outros títulos com datas de vencimento posteriores se consideram imediatamente vencidos, podendo a Politejo S.A. instaurar, de imediato, a respectiva acção executiva.
12.3- Poderá ser livremente decidida quando o cliente tenha valores em atraso ou tenha excedido o plafond ou por quaisquer outros motivos considerados relevantes.
12.4- Os clientes que não cumpram os prazos e demais condições de pagamento consideram-se automaticamente, e sem qualquer aviso, em situação de incumprimento. Em tal caso perdem o direito aos descontos de que tenham beneficiado, ou que venham a beneficiar como o Rappel.
Ficam obrigados ao pagamento de juros de mora à taxa estabelecida por Lei para a mora comercial, acrescida de 4%.
13- Apoio Técnico e Pós-Venda
13.1-O apoio técnico só é facultado a pedido do cliente.
13.2- O parecer dos técnicos que representam a Politejo S.A. só tem carácter vinculativo relativamente à qualidade do produto.
13.3- A Politejo S.A. não se responsabiliza por qualquer parecer dos mesmos relativamente à instalação do produto ou relativamente a qualidade ou deficiência do projecto, dado que os nossos técnicos só receberam formação para aferir a qualidade do produto e não poderão substituir as entidades competentes para o efeito. Ex: projectistas, instaladores, fiscalização, dono de obras, etc.
13.4- Desta forma qualquer parecer que não seja relativo ao produto fornecido não pode ser tomado como vinculativo para qualquer tomada de decisão e nem ser usado em caso de litigio contra a Politejo, S.A.
14- Informação:
- A Politejo S.A. reserva-se o direito de alterar o conteúdo de informação dos catálogos, informação técnica e site da Internet sem aviso prévio.
- A Politejo S.A. não se responsabiliza por omissões ou erros existentes na documentação técnica, catálogos ou site da Internet.
- Os cálculos e exemplos de cálculos apresentados, na documentação técnica, catálogo, site da Internet são meramente orientativos sem carácter vinculativo, não podendo substituir as entidades competentes para o efeito ex: projectistas e fiscalização.